A Universidade Estadual de Montes Claros fomenta as parcerias e convênios com instituições estrangeiras com mais possibilidades de intercâmbio para os professores, pesquisadores e acadêmicos. As ações da internacionalização são coordenadas pelo Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional (NIC).

O trabalho de internacionalização da universidade é implementado de acordo com as estratégias da Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Para o incremento das ações na área, a instituição conta com o apoio da assessora de Parcerias Nacionais e Internacionais da Sectes, Cynthia Rocha.

Além de abrir novas possibilidades de intercâmbio para os professores, pesquisadores e alunos em instituições estrangeiras, a universidade busca o incremento das atividades do ensino, pesquisa, extensão e da pós-graduação por meio da internacionalização. O objetivo é um trabalho de sensibilização junto a toda comunidade acadêmica sobre a importância desse processo e seus benefícios, como a expansão do conhecimento e da pesquisa, a inovação e o acesso às novas tecnologias em sintonia com centros avançados em outros países.

A Unimontes, por intermédio de acordos de cooperação internacional e programas de mobilidade acadêmica com várias instituições de ensino demonstra que está em sintonia com o que acontece no mundo. O processo de internacionalização já está em curso com alunos de diversos cursos da instituição que realizam intercâmbio em universidades de outros países, por meio do Programa Ciência sem Fronteira, do Governo Federal.

Além disso, a Universidade mantém parcerias com instituições dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina, Venezuela, Portugal, Espanha, Alemanha e, Itália, dentre outros centros. A meta é cada vez mais ampliar a internacionalização e a mobilidade acadêmica.

O Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional (NIC) funciona na Pró-reitoria de Ensino. O aluno interessado em participar dos intercâmbios e do programa Ciência sem Fronteiras deve acessar o site do programa e fazer o cadastro que é totalmente gratuito. O aluno deve estar regularmente matriculado nos cursos da Unimontes e, é claro, dar a devida importância para idiomas como o inglês.

Consulte aqui o site do CIÊNCIA SEM FRONTEIRA.

Local: Prédio da Reitoria (Prédio 5)

Telefone: (38) 3229 8067

Horário de atendimento: 13h às 17h